Discute-se, em nosso movimento espírita, a respeito da sexualidade dos
Espíritos desencarnados. Se eles mantêm a forma humana, então conservam o
gênero masculino ou feminino? Há entre eles relação sexual? E se
existe esse tipo de relação, podem reproduzir-se, no além?
Allan Kardec ocupou-se dessa temática e teve oportunidade de apresentar
suas ideias de forma didática e esclarecedora. Sem desconsiderar opiniões de
outros autores (encarnados ou desencarnados) valemo-nos, neste estudo, das
ideias do mestre Kardec, Codificador da Doutrina Espírita.
Na resposta ao item 822-a de O Livro dos Espíritos, os Benfeitores
grafaram o seguinte: Os sexos só existem na organização física, pois os
Espíritos podem tomar um e outro, não havendo diferenças entre eles a esse respeito.
Anteriormente, nos itens 200 a 202 da obra citada eles haviam dito
que os sexos dependem da constituição orgânica (item 200),
que o Espírito que animou o corpo de um homem pode animar o de uma mulher em
uma nova existência, pois são os mesmos Espíritos que animam os homens e as
mulheres (item 201) e que quando somos Espíritos preferimos
encarnar num corpo de homem ou de mulher dependendo das provas que tivermos de
sofrer (item 202).
Pelo dito, fica claro que os Espíritos não possuem polaridade sexual,
gênero masculino/feminino, sendo, nesse particular, assexuados. Tal
constatação, todavia, pode levantar o seguinte questionamento: como então, nas
obras mediúnicas, ou nas sessões de intercâmbio com os desencarnados eles se
apresentam com a forma masculina e feminina, até mesmo enamorados uns dos
outros ou eventualmente vivendo juntos na condição de esposos?
A excelente explicação vem pelo codificador, em ensaio publicado na
Revista Espírita, janeiro de 1866, página 4: Sofrendo o Espírito
encarnado a influência do organismo, seu caráter se modifica conforme as
circunstâncias e se dobra às necessidades e exigências impostas pelo mesmo
organismo. Esta influência não se apaga imediatamente após a destruição do
invólucro material, assim como não perde instantaneamente os gostos e hábitos
terrenos. Depois, pode acontecer que o Espírito percorra uma série de
existências no mesmo sexo, o que faz que, durante muito tempo, possa conservar,
no estado de Espírito, o caráter de homem ou de mulher, cuja marca nele ficou
impressa. Somente quando chegado a certo grau de adiantamento e de
desmaterialização é que a influência da matéria se apaga completamente e, com
ela, o caráter dos sexos.
Importa considerar que as descrições do Mundo dos Espíritos que
recebemos via mediúnica referem-se a regiões muito próximas da crosta
terrestre, habitadas por Espíritos ainda muito materializados, segundo refere
Kardec, no texto acima. Quase nenhuma referência possuímos da vida dos
Espíritos em esferas superiores. (Uma referência breve vamos identificar em
Nosso Lar, no capitulo “O sonho”, quando André Luiz, em corpo mental, visita
sua mãe em uma esfera acima daquela onde se encontra a colônia citada descrita
no livro.) Nas esferas próximas da crosta há absoluta prevalência de Espíritos de
evolução primária, que, em sua maioria, nem se dão conta da desencarnação,
nutrindo apetites e ansiando vivências similares às da Terra.
No Livro dos Médiuns, item 74, Kardec escreveu: Nos Espíritos
inferiores (seu perispírito) aproxima-se da matéria e é isso que determina a
persistência das ilusões da vida terrena nas entidades de baixa categoria, que
pensam e agem como se ainda estivessem na vida física, tendo os mesmos desejos
e quase poderíamos dizer a mesma sensualidade.
Isso poderia explicar os relatos mediúnicos sobre Espíritos atormentados
pelas emoções sexuais, verdadeiros vampiros da sexualidade de encarnados
imprevidentes. Impossibilitados de saciarem sua libido, se acoplam
magneticamente a casais com os quais sintonizam, todos eles igualmente com a
sexualidade destrambelhada, absorvendo as emanações psíquicas liberadas durante
a relação sexual.
É curioso observarmos que Kardec, no ensaio citado anteriormente
(Revista Espírita, janeiro de 1866) admite a hipótese de uma inversão da libido
desencadeada pela reencarnação em um corpo físico que não corresponde à
psicologia do Espírito, que vinha vivenciando muitas existências em apenas uma
polaridade sexual (masculina ou feminina). Tal ocorrência poderia explicar
alguns casos da homossexualidade. Confira o texto original: Se essa influência
se repercute da vida corporal à vida espiritual, o mesmo se dá quando o
Espírito passa da vida espiritual para a corporal. Numa nova encarnação trará o
caráter e as inclinações que tinha como Espírito. Mudando de sexo, poderá,
então, sob essa impressão e em sua nova encarnação, conservar os gostos, as
inclinações e o caráter inerente ao sexo que acaba de deixar. Assim se explicam
certas anomalias aparentes, notadas no caráter de certos homens e de certas
mulheres.
Mas afinal, os Espíritos desencarnados fazem sexo, ou seja, existem
relações sexuais entre eles? As descrições do modo de vida na erraticidade se
reportam a Espíritos dormindo, se alimentando, namorando...,
mas intercurso sexual ocorre ou não?
A resposta é não, segundo o pensamento de Allan Kardec.
Em duas oportunidades, ambas registradas na Revista Espírita, Kardec
expõe suas ideias de maneira indiscutível.
Na Revista Espírita de junho de 1862, após dialogo instrutivo com uma
entidade que pertencera à Sociedade Parisiense, Kardec escreve: Os
sexos só são necessários para a reprodução dos corpos; porque os Espíritos não
se reproduzem, o sexo lhes seria inútil.
Ainda na Revista Espírita, janeiro de 1866, Kardec volta ao tema com o
mesmo posicionamento: As almas ou Espíritos não têm sexo. As afeições
que os unem nada têm de carnal e, por isso mesmo, são mais duráveis, porque
fundadas numa simpatia real e não são subordinadas às vicissitudes da matéria.
Os sexos só existem no organismo. São necessários à reprodução dos seres
materiais. Mas os Espíritos, sendo criação de Deus, não se reproduzem uns pelos
outros, razão por que os sexos seriam inúteis no mundo espiritual.
Admite o codificador que há entre eles amor e simpatia, mas
baseados na afinidade de sentimentos (O Livro dos Espíritos, item
200).
E, finalmente, examinando o sofrimento advindo das paixões inferiores,
Kardec reproduz em O Livro dos Espíritos o seguinte pensamento dos Benfeitores: Embora
as paixões não existam materialmente, ainda persistem no pensamento dos
Espíritos atrasados (item 972). Referindo-se à impossibilidade do
intercurso sexual entre eles, comenta que esse tipo de paixão causa
suplício no espírito devasso que vê as orgias de que não pode participar (item
972-a).
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