terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

RELACIONAMENTOS




Se dificuldades e provações te visitam, no relacionamento com o próximo, não te permitas requentar mágoas no coração.

Deixa que a confiança na Sabedoria Divina te dissipe qualquer sombra do pensamento, lembrando o Sol a desfazer nuvens diariamente para vitalizar e revitalizar os processos da vida.

Para isso, é imperioso que a compreensão te presida os impulsos. E a compreensão te fará saber que os outros são criaturas autônomas, gravitando sempre na direção de objetivos diferentes dos teus.

A certeza disso te livrará da solidão negativa, capaz de induzir-te a desânimo e desespero.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

FORÇA GERADORA E FORÇA GIRADORA




FORÇA GERADORA

A força geradora trabalha, sempre, na vertical, isto é, do Cosmos para a Terra e vice-versa, sempre em função de forças originárias dos Planos Espirituais, emitidas ou recebidas pelo médium nos trabalhos curadores ou desobsessivos, fazendo com que haja, sempre, uma reação ao seu efeito, isto é, não se desloca em vão.

Nunca se perde e é sempre transformada em forças de diferentes atuações, independentemente de quem as libera, servindo como instrumento da espiritualidade para chegar aos resultados programados.

Quando o médium faz sua emissão, está abrindo seu canal para o recebimento das forças geradoras.


FORÇA GIRADORA

A força giradora é emitida na horizontal, sem qualquer origem extraterrena, e usada para harmonizar e concentrar os médiuns.

Emitida pelo plexo, não sofre qualquer interferência que não as provocadas pelas forças física, mental e vital, sempre girando de plexo a plexo.

Em reuniões e aulas, através da harmonização se desencadeia um leque de força giradora que irá dar condições de plena realização àquele evento.

Ao fazer seu canto, o médium emite força giradora.


Fonte: Tumarã

ECTOPLASMA OU FLUÍDO MAGNÉTICO ANIMAL




Muita gente, ainda hoje se questiona afinal o que é o Ectoplasma ou Fluído Magnético Animal? Outros se queixam de dores no corpo, confusão, irritabilidade, noites mal dormidas, entre outras coisas. Vejamos então o porquê que isso acontece?

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

NOSSOS CHAKRAS



Chakras são pontos de captação e emissão de energias do corpo etérico, distribuídos em pontos correspondentes aos plexos do corpo físico, a estes ligados pelo sistema nervoso e, especialmente, pelo Centro Coronário. De forma circular, o chakra é um vórtice, com giro espiralado, que tem seu maior diâmetro no nível do corpo etérico, aprofundando-se seu cone até o nível da pele, onde seu talo se liga a um feixe nervoso. 

Para se ter uma idéia do vórtice, é a forma como se captam ou se emitem energias, em forma espiral, e podemos compará-lo a  um volume de líquido que rodopia ao ser agitado em um liquidificador em alta velocidade. É o movimento dos vendavais, dos furacões, enfim, do deslocamento da energia.

Os vórtices funcionam como mantenedores das transferências energéticas entre o ser humano, na totalidade de sua estrutura, compreendendo os corpos físico, etérico e astral, com o mundo exterior, físico e espiritual. Pela emissão de suas energias, formam a aura, que pulsa com vibrações intensas, coloridas e brilhantes. A aura se expande, normalmente, a cerca de 45/50 cm do corpo físico. 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

INTUIÇÃO DE DOUTRINADOR



Salve Deus!

No quadro atual, muitos de nós tentam encontrar respostas para seus conflitos doutrinários e, não os encontrando, acabam por agarrar-se às respostas mais próximas e que atendam, mesmo que superficialmente, essas indagações.

Sabemos que o fator técnico mediúnico existe e, como na definição de energia (que é produzida pela força), ela seria, portanto, quem estaria gerando esta energia. Ela é manipulada, condensada e utilizada segundo o grau evolutivo de quem a usa.

Nas dimensões etéricas a energia é veiculada em diversos níveis. Nessas faixas, individualidades com graus também diferenciados, as recebem e emitem segundo seu padrão vibratório e a sua proposta. Lembrando do questionamento de Tia Neiva: "... acima de nossas cabeças, quem pode afirmar o que é o BEM ou o MAL?", também podemos afirmar que, mesmo em nosso planeta, "o que é o CERTO ou o ERRADO?".

clique em "mais informações" para ler o restante do texto.


ESPÍRITOS DE LUZ



Para que santificado seja nosso espírito algum dia! 

É uma frase bastante conhecida em nossa doutrina. No conteúdo dela encontraremos uma vasta explicação de individualidades que atingiram a perfeição, não tem mais em seu corpo espiritual uma célula que não seja  de pura luz! Sua condição evolutiva é tal, que estão livres dos sentimentos pesados que, na maioria das vezes, nós outros, seres humanos padecemos.
           
A trajetória de um espírito de luz é longa, ele experimenta as dores de suas existências com amor, as compreende, as aceita, e a cada encarnação procura servir dentro do principio do amor incondicional. Despojam-se das coisas materiais, trocam a alimentação da personalidade (corpo) pela individualidade (espírito). E no que deveria acontecer em nossa doutrina, quanto maior é a hierarquia, maior é sua humildade.
           
Sua função é auxiliar seus irmãos que ainda estão nos mundos em prova, ou expiação a também atingirem sua condição de espíritos luminosos.Não tem religião, mas filiam-se as correntes mediúnicas doutrinárias e filosóficas tentando auxiliar seus membros dentro dos ideais de cada uma delas. 
clique em "mais informações" para ler o restante do texto.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O MESTRE DO SORVETE - CHOQUE ENTRE JAGUARES


Era um dia de festa no Templo! Após o almoço bem servido, os médiuns se enfileiravam no balcão da cantina para receber o sorvete de sobremesa, doado por um dos Jaguares do Templo.

- Rapaiiz! Me dê um desse de coco queimado!

- Não tem coco queimado, meu irmão.

- Como não? E este aí na sua mão? Deixa de frescura e me dá logo!

- Este é de doce de leite, não quer nenhum outro?

- Eu sei que este é de coco queimado, que lembra a minha infância. Me dê o sorvete hômi!

- Meu irmão, já disse que é de doce de leite, mas se você acha que é coco queimado, pode levar!

- Você se entrouxe com este sorvete então, animal! - E saiu praguejando outras barbaridades deixando estarrecidos, o mestre que o atendia e sua esposa, que se dedicavam voluntariamente a servir a sobremesa na cantina.
clique em "mais informações" para ler o restante do texto.

AS OFENSAS


Hoje um fato inusitado me chamou a atenção. Em uma situação comum de confronto de fatos sobre trabalho, uma pessoa se ofendeu violentamente ao ser inquirido sobre injustiças que ela praticava.

A pessoa se encolerizou como se realmente estivesse segura de que o quê fazia estava correto. Partiu para agressão verbal desmedida ao não encontrar formas de rebater com fatos lógicos seu posicionamento.

A princípio fiquei muito chocado ao observar tal reação, mas depois, passei a analisar com outros olhos a questão da ofensa.  

clique em "mais informações" para ler o restante do texto.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

TRANSCENDENTALIDADE DA DOUTRINA DO AMANHECER



Pelo Trino Triada Tumarã
(Palestra no I Seminário dos Templos do Amanhecer de Minas Gerais – Ipatinga, 15.8.98)



Nos anos 60, quando iniciava sua jornada para concretizar a Doutrina do Amanhecer, Tia Neiva teve os primeiros desdobramentos nos quais manteve contato com seres de outro planeta. Em seu livro “2000 - A Conjunção de Dois Planos”, o Mestre Tumuchy nos relata a primeira viagem que Koatay 108 fez a Capela, na constelação do Cocheiro. A bordo de uma nave cheia de instrumentos, Johnson Plata a conduziu ao “Planeta Monstro”, assim denominado por ser muitas vezes maior que a Terra, e ser considerada a 6ª entre as estrelas mais brilhantes. Johnson Plata explicou que aquela bela bola luminosa, gasosa e colorida, era composta por quatro mundos diferentes e separados. Um deles chamava-se Umbanda, que significa “Banda de Deus” ou “Lado de Deus”, e era parte pura do planeta.  Outro era CAPELA, que significa “Última Espera” ou “Guarnição do Nicho de Deus”. Ali vivem os seres a quem chamamos “Cavaleiros de Oxosse”, seres físicos que têm importante função na Terra, e se apresentam desmaterializados.  Os habitantes de Capela são gente como nós, espíritos ocupando corpos físicos, moleculares, mas sua composição é diferente da nossa. Capelinos trabalham  junto a nós, muitos encarnados na Terra, humanos como nós, outros no plano etérico, como nossos Mentores ou Guias Espirituais. Tia Neiva ficou surpresa ao ser apresentada a um Capelino, chamado Stuart, a quem sempre conheceu como nosso querido Tiãozinho. Assim, os Capelinos tentam mudar os rumos da Humanidade na Terra, instruindo espíritos que aqui voltam a reencarnar, auxiliando os desencarnados nas Casas Transitórias, atuando como missionários encarnados, ensinando, protegendo, amparando o Homem em sua jornada de volta ao Planeta-Mãe. Os espíritos que se comunicam conosco são seres físicos, lidam com processos materiais, diferenciados, portanto, dos processos dos espíritos e têm uma tarefa a executar. Utilizam nossa mediunidade e também fazem suas projeções de Capela, diretamente, ou de espaçonaves - as amacês. Esta ligação foi feita por força da nossa missão na Terra, para onde viemos espiritualizar o Homem que aqui existia, fruto da evolução no planeta, mas que se encontrava em estágio primitivo. Essa missão foi a oportunidade que os Grandes Espíritos nos concederam para buscar a harmonia que nos faltava para poder continuar nossas vidas em Capela. Na verdade, esta missão tinha, como objetivo primordial, estabelecer as bases do Sistema Crístico neste planeta, obra que seria desencadeada com a chegada, à Terra, do Divino e Amado Mestre Jesus. 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O ESPIRITISMO




França, século XIX. Nos salões mais elegantes do país, damas e cavalheiros reuniam-se para observar mesas que se movimentavam, erguiam-se no ar e respondiam às mais variadas questões mediante batidas no chão. As sessões de mesa girante, como ficaram conhecidas, viraram moda em cidades como Paris e Lyon. A princípio inexplicável, o fenômeno divertia alguns e inspirava desconfiança em outros, combinando a curiosidade filosófico-científica com a experimentação quase religiosa dos mistérios do espírito. Positivismo e misticismo combinavam-se.

Em 1855, o pedagogo francês, Léon Hyppolite Denizart Rivail, depois conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec, lançou-se, assim como outros, à investigação do fenômeno. Pesquisador dedicado, Kardec começou a frequentar as sessões de mesa girante com o objetivo de estudar o fenômeno.

A CIÊNCIA DO HOMEM E O HOMEM CIENTISTA






Buscamos para este artigo, dedicado especialmente ao Mestre Sol e à Ninfa Sol, Doutrinadores deste Amanhecer, um pequeno texto em que o mestre Tumuchy, com seu conhecimento científico-doutrinário, explana sobre a ciência do homem, apresentando aspectos pouco estudados da natureza humana, como sua constituição trinaria comparada aos átomos. Para isso, podemos, antes de tudo, pensar um pouco sobre esse minúsculo ente formador de toda a matéria do universo, tanto do ser humano quanto das estrelas.

Num átomo, como sabemos, há um núcleo formado, em síntese, por duas partículas: uma tem cargas positivas (os prótons) e a outra não tem carga (os nêutrons). Existem ainda os elétrons — quase duas mil vezes mais leve que o núcleo (prótons + nêutrons) — os quais giram em torno do núcleo e têm carga negativa.

O DOUTRINADOR - Por Tia Neiva e Mário Sassi (Trino Tumuchy)



Por Tia Neiva

Salve Deus! Meu filho:
O Doutrinador é um poderoso foco de luz, cujos raios atingem a fronteira intelectual que ilumina todo o ciclo da vida. Ele esclarece e justifica as chamadas Ciências Ocultas, explicando racionalmente suas deduções, os porquês da vida astral e física.

É o canto universal, é a vida de povos com caráter e sua natureza. Estão sempre a receber a mais viva luz.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

OBATALÁ




Na tradição africana, “Òrìsànlá” ou “Obàtálá”, “O Grande Òrìsà” ou “O Rei do Pano Branco” para os iorubás - que constituem o segundo maior grupo étnico na Nigéria, representando 18% da população total aproximadamente e vivem, em grande parte, no sudoeste do país; também há comunidades de iorubás significativas no Benin, Togo, Serra Leoa, Cuba e Brasil.

Criador do mundo, dos homens, animais e plantas. Foi o primeiro orixá criado por Olodumaré e é considerado o maior de todos os orixás. É também o mais velho, o “grande rei branco”, raíz de todos os outros Oxalás. Ele não é feito, faz-se Ayrà ou Òsun Oparà. É o pai de Oxalufã que, por sua vez, é o pai de Oxaguiã. Tão grande e poderoso é o Obatalá que não se manifesta, sua palavra transforma-se, imediatamente, em realidade.

NOSSAS ARMAS - O SOL




O Sol é a estrela mais próxima da Terra. É conhecido como o Astro-Rei, pois os planetas do Sistema Solar giram em torno dele. Fonte de luz, calor e energia para o nosso mundo, não existiria vida sem os raios solares.

Representa o princípio masculino, ativo, o polo positivo, o dia, o fogo, o ouro, o poder de transformar, ao contrário da Lua, que é o feminino, passivo, negativo, a noite, a água, a prata e a perenidade.

Os povos mais antigos que conhecemos cultuavam o Sol de alguma forma, fosse como o deus que criou a vida e o universo, quanto o responsável pelas colheitas, pela saúde, pela fertilidade, etc.

HERANÇAS TRANSCENDENTAIS - OS INCAS




O Vale do Amanhecer é o grande encontro transcendental de várias civilizações. Temos em nosso meio o remontar de velhos povos: Egito, Grécia Roma, ciganos, franceses e de tantos outras que fica muito difícil falarmos, seria necessário um estudo mais acirrado para que pudessemos identificar outras civilizações que se manifestam de formas mais sutis.

Em nossa Doutrina, temos uma amálgama das civilizações pré-colombianas, o que torna difícil identificar o que pertence a qual povo: temos as falanges dos Príncipes Mayas e das Mayas; Pai Seta Branca era um indígena; temos entidades Astecas; Ministro Yucatã; Pagé Inca, etc. Desta forma, o que vemos é uma profusão de representações que nos remetem a transcendentalidade dos povos que habitaram as Américas antes da vinda dos europeus.