segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

AS ÚLTIMAS CARTAS DE MÁRIO SASSI, TRINO TUMUCHY


Mestre Mário Sassi, o Trino Tumuchy, foi um personagem de vital importância para a Doutrina do Amanhecer.

Ele trouxe a interpretação dos fenômenos mediúnicos de nossa Mãe Clarividente, compreendendo e explicando com lucidez, o que Tia via nos planos espirituais e etéricos.

Pai Seta Branca, incorporado em Tia Neiva, quando fez a Iniciação do Trino Tumuchy, disse-lhe:

Você é um missionário de Deus e, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, terá que anunciar as premissas da civilização do Terceiro Milênio, recebidas por intermédio desta médium Clarividente.

Você dará testemunho do Espírito da Verdade, cuja missão é marcar a transição milenar.

Os três anos que teve de aprendizado e disciplina seriam poucos de não fosse a grande bagagem de que é portador, pelas vidas que já teve neste planeta. Hoje mesmo dar-lhe-ei provas dessas vivências transcendentais.

Mas não tente, nunca, ultrapassar a verdade, pois o Homem se alimenta apenas daquilo de que se pode dar testemunho.

A transição real irá começar em 1984, quando Capela, o Planeta Monstro, fizer sentir à Terra a sua aproximação. Abrirei para você um novo mundo e você escreverá com o Espírito da Verdade.

A Clarividente, que coloco à sua disposição, tem seus olhos entregues a Nosso Senhor Jesus Cristo. Também você confiou a Ele sua paz e sua tranquilidade, cujo penhor é a ausência de qualquer deslize moral.

Tudo será feito pelo amor de um Deus todo poderoso e estarei aqui sempre que você precisar de alguma afirmação."

Após o desencarne de Tia Neiva, motivado por divergências sobre a condução da Doutrina, passa a valorizar um movimento intitulado "Grandes Iniciados", que acaba por tirá-lo do ambiente físico do Vale do Amanhecer.

Acreditando nas comunicações recebidas resolve mudar para um local no Alto do Grande Colorado em Brasília, fundando um novo templo, a ORDEM UNIVERSAL DOS GRANDES INICIADOS, pois dizia que onde estava, ali era uma extensão da doutrina, coisa que os outros Trinos nunca concordaram.

Mas o que levou este homem que dedicou mais de 24 anos à Doutrina do Amanhecer resolver abandonar o Vale e seguir um novo caminho? Quais foram suas razões?

Isto ele mesmo responde nas três cartas postadas abaixo, que deixo para interpretação pessoal de cada leitor.

Mário Sassi desencarnou há 21 anos, em 25 de Dezembro de 1995.

sábado, 17 de dezembro de 2016

A FORÇA INTELIGENTE

 

A Força Inteligente
Caruso Samel

Deve existir um mundo invisível do espírito que faz com que ocorram mudanças no mundo da matéria; e a evolução deste planeta deve receber orientação e auxílio externo de inteligências superiores e invisíveis, às quais o homem é susceptível enquanto ser espiritual. Além disso, essas inteligências muito provavelmente existem em seres de grau superior a nós. World of Life – Alfred Russel Wallace (contemporâneo de Charles Darwin)

Ciência baseada unicamente na matéria organizada, não é Ciência.

A matéria é efeito e não causa. A causa, o principal objeto, o principal fim, é o Espírito, a Força que incita e movimenta a Matéria. Os homens procuram estudar minuciosamente aquilo que os olhos veem, as mãos apalpam, mas não o que o espírito sente e precisa saber.

Estude-se o que se vê, estudando também o que se sente. Procurar estudar e compreender a vida fora da matéria organizada é dever de todo homem estudioso, inteligente e sagaz
.    

Trecho de uma manifestação do espírito de Carlos Chagas – médico e cientista, no Racionalismo Cristão.                      clique em "Mais informações"

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

MORTES COLETIVAS - UMA VISÃO ESPÍRITA


Desastres e resgates coletivos: sinal dos tempos ou de futuro promissor?

Quando olhamos para o mundo à nossa volta, parece-nos que se multiplicam as catástrofes, os desastres, os cataclismos. Em um momento como este, em que todas as atenções estão voltadas para o acidente aéreo ocorrido com a delegação da equipe de futebol Chapecoense, jornalistas e tripulantes, provocando a morte de 71 pessoas, a atenção fica mais desperta, e os questionamentos são vários, e envolvem até a Justiça (ou para alguns, a injustiça) Divina.


O Espiritismo, enquanto doutrina libertadora, progressista e evolutiva, e por isso mesmo considerada consoladora, objetiva auxiliar-nos a entender o porquê dos acontecimentos de nosso dia-a-dia, inclusive dos mais trágicos. Assim, via entendimento da Lei Natural e da Justiça Divina, obtêm-se a consequente aplicação desses princípios no cotidiano, favorecendo sua vivência, promovendo a coerência entre o crer e o agir.


Frente a situações como essa vivenciada, alguns questionamentos são usuais, como, por exemplo: Por que acontece esse tipo de coisas? Qual a finalidade desses acidentes que causam a morte conjunta de várias pessoas? Como a Justiça Divina pode ser percebida nessas situações? Por que algumas pessoas escapam?       clique em "Mais informações"

domingo, 6 de novembro de 2016

SURIÊ


O Suriê é um Talismã Especial, nas cores vermelha, verde ou azul.

É também um poderoso receptor de energias positivas, como se fosse uma morsa gigantesca, tem ação altamente positiva e energizante, devendo ser usado sempre que o Mestre for participar de trabalhos como a Incorporação de Pai Seta Branca, Cruz do Caminho, Turigano, Estrela Sublimação e Cura, ou comando dos demais Sandays, onde irá manipular energias poderosas.

Como garante a recepção de grandes quantidades de energias especiais, deve-se ter o maior cuidado com o Suriê, deixando-o guardado em um lugar onde possa irradiar sua força, como, por exemplo, na cabeceira da cama, e procurando evitar expô-lo aos raios do Sol, motivo pelo qual ele é acompanhado de um saquinho especial.

“Meu filho, esta cruz é a estrutura de um Suriê, que representa Koatay 108. Pode ser colocada na cabeceira da sua cama ou no seu Aledá. Nas horas de necessidade espere, em Cristo Jesus, que ela lhe alcance. Esta cruz só conserva o seu encanto em lugar que haja o seu calor. Ela é um ponto de irradiação das Legiões. Ela é o seu Aledá!
Tia Neiva, Mensagem que acompanhava o Suriê, S/d.

fonte: observações tumarã

sábado, 5 de novembro de 2016

MENTE UNIVERSAL E MENTE INDIVIDUAL


A verdadeira ciência e a verdadeira religião são a mesma coisa, vistas sob aspectos diversos: o intelectual e o emotivo, respectivamente. A ciência explica se uma coisa é verdadeira pelo seu encadeamento de causa e efeito e, o sentimento de reciprocidade entre o elemento pessoal do Espírito Criador e o sentimento de consciência pessoal, vão além do alcance da investigação científica e nos leva para a mais íntima região do ser, onde flui a corrente de nossa vida.
  
A fonte dos impulsos iniciais é o nosso caráter, a corrente de vida que iremos receber. Se esses impulsos partirem da crença de que para ganharmos é preciso o prejuízo dos outros, produziremos lamentáveis efeitos sobre nós e aos que nos rodeiam, pois têm origem na inveja, no ódio, no medo e em todas as mais baixas paixões do gênero humano.  
clique em "mais informações" para ler mais 

PROJEÇÕES DA MENTE CÓSMICA

A Holografia


A holografia é uma técnica de armazenamento de informação desenvolvida pelo físico húngaro Dennis Gabor em 1947, e que lhe rendeu o prêmio Nobel de Física de 1971. Uma maneira de gravar um holograma é utilizar um feixe de luz coerente, como um raio laser, e dividir o feixe em dois componentes. O primeiro deles incide em um objeto tridimensional, e é refletido em direção a uma placa fotográfica. O segundo componente do feixe serve como “referência”, e interfere com o primeiro na chapa fotográfica. Após revelar a placa fotográfica, obtém-se o holograma. Para reconstruir a imagem do objeto, basta lançar sobre o holograma um feixe de luz.  Com isso o observador tem a ilusão de ver o objeto, sob um certo ângulo. Se o observador se movimenta, a imagem aparece sob nova perspectiva, criando a nítida impressão de um objeto tridimensional.

Cada ponto do filme holográfico recebe luz de todos os pontos do objeto. Nesse sentido, cada pequena região do filme bidimensional contém informação do objeto tridimensional como um todo, visto de uma certa perspectiva. Se um pedacinho do holograma for cortado, ainda sim se poderá ver a imagem completa do objeto no pedacinho. É nesse sentido que “o todo está contido em cada parte”, como é apresentado na coletânea de textos “Totalidade e Ordem Implicada”, traduzida para o português em 1992 pela editora Cultrix, com uma nova tradução lançada em 2008 pela editora Madras, do original em inglês de 1980.       clique em "mais informações" para ler mais 

NO GRANDE CAMINHO




Não digas que os outros são maus, quando todos os seres são bons, para serem um dia perfeitamente bons. Se já consegues doar algo de ti, procurando entesourar a bondade, não acuses aquele que acumula os bens da vida, crendo assim enriquecer-se, para unicamente entregar mais tarde, por mãos alheias, as vantagens que ajuntou.

A rigor, não existem espíritos absolutamente maus.
A vida nada cria para desequilíbrio ou delinquência.

A fonte é boa porque distribui generosamente os dons que lhe são próprios, entretanto, o solo não é mau porque prende a fonte a si mesmo.

A andorinha é um poema de beleza voando na altura. todavia o batráquio não pode ser interpretado como monstro porque esteja colado ao charco.

Não existe pomicultor capaz de condenar uma planta recém-nata, na fraqueza em que se caracteriza, simplesmente porque a veja assim débil, ao lado da árvore vigorosa em plena maturação. Protegerá uma e outra, considerando-lhes tempo e valor.

Assinala-se cada ser por determinada problemática evolutiva.

Observando os princípios que regem a natureza, se alguém te injurias por não seres ainda um espírito tão bom quanto seria de desejar, não interrompas o trabalho a que te afeiçoas para te mostrares no futuro, tão bom quanto precisas ser.  Prossegue agindo e servindo, certificando-te de que a ação e utilidade podem transformar qualquer deserto em jardim.

Não reclames de ninguém quando surjam aqueles que te não consigas compreender e procuram a compreender a quantos te reprovam.

Segue adiante, ama e abençoa, auxilia e constrói, que para isso fomos chamados a viver.

As diretrizes do entendimento e da misericórdia te facilitarão a ramagem no dia-a-dia e o dever cumprido falará por teu silencio.

A força do universo que mantém a floresta é a mesma que vitaliza a semente diminuta.

Aprendamos a servir e a esperar, afim de que os tesouros da evolução se nos revelem no grande caminho da imortalidade.

Toda criatura é um fruto divino na árvore da vida, mas todo fruto pede tempo a fim de amadurecer.

fonte : Encontro de Paz  - Francisco C. Xavier

OS CICLOS E AS TRANSFORMAÇÕES


Pobres lagartas humanas, se soubessem que a dor e o sofrimento causados pelas limitações dos verdadeiros casulos que se encontram as levarão a transformar-se em lindas borboletas, capazes de voar livres em alturas nunca antes imaginadas, não sofreriam tanto com estas aparentes limitações.

Muito pelo contrário, fariam coro ao sábio mestre dizendo:“...Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;  Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa" (Mateus 5: 1 - 11)       clique em "mais informações" para ler mais 

A VIDA É UMA DANÇA...




Quando uma porta se fecha, outra se abre; quando um caminho termina, outro começa... nada é estático no Universo, tudo se move sem parar e tudo se transforma sempre para melhor.

Habitue-se a pensar desta forma: tudo que chega é bom, tudo que parte também. É a dança da vida... dance-a da forma como ela se apresentar, sem apego ou resistência.

Não se apavore com as doenças... elas são despertadores, têm a missão de nos acordar. De outra forma permaneceríamos distraídos com as seduções do mundo material, esquecidos do que viemos  fazer neste planeta. O universo nos mandou aqui para coisas mais importantes do que comer, dormir, pagar contas...
clique em "mais informações" para ler mais 

terça-feira, 18 de outubro de 2016

PEDRA BRANCA


Depois de retirar todo o magnético animal do corpo, o espírito é levado, por força magnética, para o primeiro ponto de contato com o Plano Espiritual: Pedra Branca, onde ficará por tempo correspondente a sete dias terrestres. Pedra Branca é um local onde estão muitos espíritos, na mesma situação de desencarnados, mas não se veem, isolados totalmente uns dos outros pelo nêutron, ocasionalmente ouvindo vozes, sermões e mantras, muitos sem terem consciência de seu estado de desencarnado. Ali, o espírito tem oportunidade de fazer reflexões, avaliar sua encarnação como se, em uma tela projetada em sua mente, passasse toda a sua jornada detalhadamente. Vê as oportunidades que lhe foram dadas; as boas ou más coisas que fez; o que havia se comprometido a fazer, antes de reencarnar, e o que cumpriu; o que deixou de fazer! Exceto para espíritos de maior grau de evolução, ao sair de Pedra Branca, após o sétimo dia terrestre, o espírito necessita energia animal, para prosseguir até o Canal Vermelho, e isso é obtido por sua condução à Mesa Evangélica. Existe um ponto, junto a Pedra Branca, para onde são conduzidos espíritos desarmonizados e que precisam recordar sua jornada: Atalaia.

  • “De fato, Tia, tentei me levantar de Pedra Branca, de onde estava, mas acredito que nem o super-homem o conseguiria. Foi então que me passaram pela mente minhas faltas, na concentração daqueles dias. Senti imensa frustração pelo que havia feito. Interessante, Tia, que eu não senti tanto pelo que fiz, mas, sim, pelo que deixei de fazer. Quantas pessoas a quem deixei de ajudar, e as quais desprezei! Ia deixar, agora, a Pedra Branca, porque foram sete dias dentro de mim mesmo.”          (Tia Neiva, 30.11.75)



fonte: observações tumarã

CANAL VERMELHO


A vinda do Divino Mestre para o plano físico da esfera terrestre foi um grande evento a nível sideral também!

A encarnação de um Ser tão especial, do Espírito responsável por este planeta, requereu uma gigantesca operação que envolveu todos os Trabalhadores da Luz em uma movimentação inigualável de Amacês que “rompeu” a crosta etérica que praticamente “fechava” o caminho de retorno dos espíritos desencarnados, os mantendo presos no etérico.

A explicação da expressão proferida por Jesus: “Eu sou o caminho...” nunca quis dizer que quem não fosse “cristão” não evoluiria! Isso seria uma contradição à todos os preceitos que o Mestre nos deixou. Significaria ainda que a maior parte da humanidade, que possui outras crenças, não teria acesso ao caminho de Deus.

Jesus ao se denominar “O Caminho”, expressava que Ele reabriu o caminho fechado pelos seres que passaram a dominar o etérico da Terra! Sua vinda significou esta abertura, não apenas pela mensagem, que veio depois, mas pelo próprio acontecimento de sua chegada ao plano físico. A movimentação sideral reabriu o caminho por onde TODOS podem agora voltar a trilhar o ciclo evolutivo sem estarem presos ao círculo vicioso do Karma sem perdão, do dente por dente, olho por olho.

Com esta ruptura da crosta etérica, se criam sete novos planos dimensionais de acolhimento dos espíritos.

Nos primeiros planos, mais próximos da Terra, mas já fora das energias pesadas do etérico, foram estabelecidas as Casas Transitórias. Entre elas: O Canal Vermelho!   (continue lendo, clique em "mais informações")

UMBRAL


O UMBRAL é uma região limite que, no Canal Vermelho, separa o Vale Negro do restante. Ali se travam grandes combates, com espíritos procurando escapar das Trevas e com os Bandidos do Espaço que atacam os que estão desprevenidos e sem proteção, para levá-los a leilão. No Umbral estão vários pontos de auxílio, mas o que mais nos diz respeito é o Albergue de Irmã Lívia, que cuida de todos os Jaguares que desencarnam em determinados padrões vibratórios, evitando que se percam no Vale Negro. Mas existe outro Umbral, região de Capela, plano físico, onde o Homem ainda maldoso realiza trabalhos para evoluir, com saudades, arrependimentos e com claras recordações, fazendo consciente exame de sua trajetória e de seus atos quando encarnado na Terra. Essa parte de Capela tem grande organização social, com camadas distintas, vinte e um departamentos isolados um dos outros, como se fossem mundos separados. Após passarem pelas Casas Transitórias, onde recebem seu tratamento, ali chegam os desencarnados no nosso planeta que não conseguiram alcançar o padrão vibratório que lhe daria condições de viver nos mundos mais adiantados de Capela. No Umbral, eles são encaminhados de acordo com suas condições vibracionais e suas afinidades, indo juntar-se aos espíritos da mesma faixa para trabalhar por sua evolução, sentindo em sua própria carne tudo aquilo que costumava fazer aos outros, na Terra, desta forma conscientizando-se do que produzia ao seu redor. Ali estão previstas todas as oportunidades para reequilíbrio e retificação das trajetórias desviadas, sob a direção de espíritos também em provas, porém já mais evoluídos. O desencarnado terrestre faz seu autojulgamento e sua autocondenação. Enquanto uns progridem, com amor, tolerância e humildade, outros se deixam ficar, mergulhados em seu egoísmo, em sua vaidade, e vão ficando estacionados. Os que evoluem, mudam de departamento, indo integrar-se a novo grupo afim.


fonte: observações tumarã

ATALAIA - UMATÃ - TORRE DE MARCELA - UBATÃ



ATALAIA

ATALAIA é um ponto muito próximo a Pedra Branca, para onde os espíritos desarmonizados ou revoltados são conduzidos para que possam rever os pontos obscuros de suas recordações, na sua jornada na Terra, e possam compreender e aceitar as condições em que se encontram nos planos espirituais, determinadas pela força de suas próprias vibrações.

“17 ÀS 18 HORAS - As amacês fazem, por  toda a Terra, um balé de forças, emitindo a inteligência, a religião e muita energia. É a hora da Vida e da Morte! Quando estamos nos planos espirituais, onde o homem desencarnado se queixa pela falta de comunicação, de um esclarecimento de sua vida religiosa ou doutrinária, é neste horário que ele é levado à Terra, onde lhe é mostrada a grande Atalaia, onde tudo lhe é esclarecido, onde ele sabe que, por sua própria culpa, abandonou sua grande oportunidade. A obra de Deus é perfeita e não tem mistérios nem usa subterfúgios”.
(Tia Neiva - Horários, 1984)

UMATÃ

UMATÃ é um local no Canal Vermelho onde os Umbandistas praticam suas macumbas e manipulam forças etéricas que são projetadas na Terra, em reuniões e terreiros, ajudando espíritos encarnados e desencarnados nos trabalhos dentro da linha de Umbanda.

TORRE DE MARCELA

TORRE DE MARCELA, no limiar do Canal Vermelho, é um conjunto arquitetônico que se parece com as habitações da Terra, separadas uma das outras por campos de força e onde um habitante de campo vibratório diferente não penetra a não ser que o morador o permita.

UBATÃ

UBATÃ é o local, no Canal Vermelho, para onde vão os espíritos desencarnados de diversas religiões - católicos, evangélicos, budistas, muçulmanos, etc. - logo após sua passagem pela Pedra Branca.


fonte: observações tumarã

sábado, 24 de setembro de 2016

JESUS CAMINHEIRO


Em livro psicografado por Chico Xavier - “A Caminho da Luz”, Emmanuel nos conta que existe, no Universo, formada por Deus, uma Comunidade de Espíritos Puros, que dirige a Vida de todos os planos, por todos os lugares, e à qual pertence o espírito de Jesus. Essa Comunidade reuniu-se nas proximidades da Terra somente em duas ocasiões: “A primeira verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no tempo e no espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e pródomos da vida na matéria em ignição do planeta; e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção”. 
Na Doutrina, aprendemos que quando a evolução da Terra se mostrou totalmente desviada da meta civilizatória proposta pelos Equitumans, Tumuchys e Jaguares, culminando nos últimos cinco mil anos antes do nascimento do Cristo com uma onda de barbarismo e crueldade, o Grande Orixá, Mestre dos Mestres, atendeu aos clamores dos missionários que, isolados e perseguidos, pediam a presença de Deus na Terra, e decidiu vir pessoalmente como o Salvador, o Messias, materializando o seu fluido cósmico - o plasma divino. Nasceu Jesus! Em Hebreu, Jesus (Jehoshuá) quer dizer “Deus é a Salvação”, e esse foi o nome que, segundo o Antigo Testamento, Deus escolheu para o seu Filho, sendo anunciado pelo anjo a Maria, que seria sua Mãe. A Jesus foi concedido o título Cristo, título concedido apenas àqueles Grandes Espíritos que têm marcante missão na Terra. 

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

TEMPESTADES DA VIDA

Texto do mestre Kazagrande.

Estes dias deparei-me com um texto, em um dos outros sites que realizo nossas publicações, que tinha a seguinte frase “A Vida precisava me mandar um maremoto, só porque não vi a torneira pingando?”...

Obviamente a primeira reflexão vem das lembranças de nossa própria vida, com os turbilhoes já enfrentados e que, na hora em que acontecem, não enxergamos os verdadeiros motivos.

Temos a tendência de ir “empurrando com a barriga” os problemas, ingenuamente confiando que a Espiritualidade “vai dar um jeito em tudo”. Basta que continuemos rezando e fazendo nossa parte no Templo...

Ledo engano! No Mundo Espiritual as razões se encontram. Impera o bom senso, e mesmo nossos Mentores desejando nos ajudar, a passar mais tranquila e rapidamente os problemas, aquilo que temos que aprender, iremos aprender... Mais cedo ou mais tarde!

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

SOFRIMENTO

Todas as sensações decorrentes de vibrações de baixo padrão, bem como ações físicas que nos causam dores, geram sofrimento.

Na obra Samyutta Nikaya, encontramos:
"Naquele que aprecia o prazer de todas as coisas feitas para se apegar a elas, o desejo surge; pelo desejo, o apego fica condicionado; pelo desejo condicionado é desenvolvido o processo do vir a ser; através do vir a ser, o renascimento é condicionado; pelo renascimento ficam condicionados a velhice, a morte, o sofrimento, a lamentação, a dor, a aflição e o desespero. Assim surge para esse Homem, novamente no futuro, toda espécie de sofrimento!..." 

Para enfrentarmos o sofrimento é necessário deixar a Doutrina penetrar em todo o nosso ser, livres da presunção e da vaidade, para que possamos viver, realmente, o que dizemos: O CONHECIMENTO DE QUE TUDO É BOM ME LIBERTOU DO MAL! 

O sofrimento depende de cada um, sendo gerado por diversas causas e em diferentes situações, sendo maior na medida de nossa ignorância e desequilíbrio de nossa energia mental.

Pelo conhecimento doutrinário, pela força do trabalho na Lei do Auxílio, pelo nosso amor incondicional, entendemos os motivos de nossas dores, e as aliviamos, diminuindo, assim, o sofrimento.

Sabendo lidar com o sofrimento, melhoramos nossa caminhada para a realização e a felicidade. Descobrindo suas causas e origens, alcançamos importantes formas de rever nossas atitudes e avaliar o nosso comportamento, buscando não apenas evitar ou minorar nosso próprio sofrimento, mas evitar que alguém sofra por nossa causa.


fonte: observações tumarã

SOMBRA


Sombra é qualquer espaço onde a luz não penetra, e, sob a visão espiritual, designa os planos onde, pelas baixas vibrações de ódios, rancores, sentimentos de vingança e apego à matéria, espíritos desencarnados sofrem suas incompreensões.

Mas recebeu a denominação de sombra, em Psicologia, o conjunto de aspectos obscuros ou desfavoráveis do indivíduo que, na estruturação de sua personalidade, ficam relegados a um segundo plano, representando as tendências débeis e menos adaptadas do “eu”, sufocadas pela necessidade de a pessoa se harmonizar com seu ambiente de vida e com suas obrigações psicológicas e sociais.

O ser humano, por força de sua personalidade, vai, desde tenra idade, colocando uma máscara para esconder suas emoções e seus sentimentos negativos - inveja, falsidade, raiva, vergonha, ressentimentos, cobiça, etc., a fim de satisfazer a necessidade de, da melhor forma possível, parecer ser ajustado e agradável, polido e generoso, àqueles que o cercam.

DHARMA


Na Corrente Oriental do Amanhecer, DHARMA significa O CAMINHO. 

Depois de fazer o seu Desenvolvimento, o médium que vai fazer sua Iniciação recebe seu primeiro mantra - Dharman Oxinto que tem o significado “tenho ordem divina para te colocar a caminho de Deus!”. É o princípio de uma nova jornada visando o aprimoramento do médium, o impulso inicial para realizar a missão que, por nosso Pai, lhe foi confiada.

Segundo João (XIV, 6) Jesus disse: “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM!”

Ora, se Jesus nos diz que Ele é o Caminho, isso significa que o caminho é AMOR. E amor é entendimento e harmonia. Portanto, o caminho consiste em entender e amar, transformando esse entendimento e esse amor em AÇÃO.

Nosso Caminho deve ser percorrido com consciência, buscando, a cada momento de nossa vida, cumprir o melhor possível as leis e a conduta doutrinária. A forma como nos comportamos, como vivemos e como nos vestimos, como tratamos as pessoas, como respeitamos nossos limites e os limites dos outros, como protegemos e apreciamos a Natureza, como nos dedicamos à Lei do Auxílio, não só nos trabalhos do Templo, mas onde quer que estejamos, tudo faz parte de nosso Dharma.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

IABÁ


Iabá é um ponto de força que se faz de forma simples e rápida, para distribuir energia ou desintegrar cargas negativas que sentimos estar perigosamente agindo em torno de nós ou em qualquer outra pessoa. É uma condição que somente os Grandes Iniciados proporcionam àqueles que atingem determinado grau de elevação espiritual.

“... Fiz uma prece, e formei o meu IABÁ. Imediatamente os elítrios a libertaram, voltando para Deus!” (Tia Neiva, 11.7.83).

fonte: observações tumarã

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Nos textos do mestre José Carlos existe uma referência sobre este trabalho chamado IABÁ, trabalho ensinado por Tia Neiva e hoje quase extinto pelo esquecimento:

“Revivi este trabalho buscando a forma correta de sua aplicação com os veteranos de nossa doutrina e segundo a própria Tia diz no texto acima parece que ele tem o poder de libertar elítrios.


A CONDIÇÃO MÍNIMA PARA  REALIZAR ESTE MAGNÍFICO TRABALHO É TER EMISSÃO E CANTO, OU SEJA, VOCÊ PRECISA SER CENTURIÃO(Ã).

O PRIMEIRO PASSO É MENTALIZAR UM PONTO DE FORÇA QUE PODE SER UM MENTOR, O SOL OU A LUA, OU ATÉ MESMO UMA CACHOEIRA.

COM O PONTO DE FORÇA ESCOLHIDO BEM NÍTIDO EM SUA MENTE VOCÊ ABRE SEU CANAL DE EMISSÃO E EM SEGUIDA FAZ O SEU CANTO.

PRONTO.

VOCÊ VAI SENTIR QUE SUA PERCEPÇÃO MUDOU, QUE TUDO MUDOU, TUDO ESTÁ MAIS SUAVE, MAIS LEVE, VOCÊ ESTARÁ RENOVADO(A).

BOA SORTE!

ADJUNTO ABARON

MESTRE ANTONIO CARLOS”

SOLARIZAÇÃO


Quando os Equitumans chegaram à Terra, em sua missão civilizatória, o Sol era, para eles, o centro de energia vital, e por isso buscavam manter com ele a sintonia de suas forças.

A Terra ainda buscava, na época, sua rota de equilíbrio ao redor do Sol, o que levava às alterações constantes e reajustes nos seus aparelhos e construções.

O Sol é o poderoso polo magnético positivo de todo o seu sistema - o sistema solar - e irradia forças de intensa magnitude, principalmente para a recuperação energética dos seres vivos.

Entre as várias formas de captação da energia solar está a SOLARIZAÇÃO, ou seja, a exposição direta aos raios solares.

Podemos obter a ÁGUA SOLARIZADA, que é a água pura (de fonte, filtrada ou mineral) exposta, em frasco branco, aos raios do Sol, captando e condensando as energias solares, com grandes benefícios para o corpo físico.

O tempo mínimo de exposição é de uma hora, mas o ideal é quatro horas. Pode-se, numa emergência, usar uma pedrinha de gelo colocada em um copo de água, e deixá-lo ao Sol. Quando o gelo derreter todo, já foi captada energia suficiente, e a água está pronta para ser tomada.

A água solarizada deve sempre ser consumida não de uma vez, mas em pequenos goles, tomando-se, em média, quatro copos por dia: ao levantar, antes do almoço, antes do jantar e ao deitar, sempre, preferencialmente, com o estômago vazio.

A solarização pode ser feita, também, em óleos, principalmente o óleo de amêndoas. Pela cromatização é usada a exposição ao Sol de água ou óleos em frascos coloridos, como, por exemplo, azul, índigo ou violeta para acalmar as dores; amarelo e turquesa para problemas de pele; e dentro da ação das cores.


A solarização do corpo é mais eficiente se não forem usados óculos escuros, pois os olhos fazem a recepção dos feixes coloridos da luz solar.

fonte: Observações Tumarã

SEPARAÇÃO


Como sempre podemos ver – e sentir – toda separação é traumática. Seja de um casal, com a consequente dissolução da família, ou de duas pessoas que concluem não ser mais possível ter um convivência tranquila, ou pelo distanciamento físico e emocional ou pelo desencarne. Geralmente, buscamos a perfeição em outra pessoa, criando uma imagem ideal que se distancia da realidade, uma vez que somos todos humanos e, por conseguinte, temos nossos defeitos e limitações que precisam ser clara e humildemente reconhecidos, não só por nós mesmos como por aqueles que conosco convivem. Uma grande parte das separações se deve a essa fantasia que é feita em relação àqueles que se tornam objeto de uma utopia, por nossa parte, e não suportamos a visão realista daquelas personalidades e individualidades. Tolerância, humildade e, sobretudo, amor - são as bases sólidas para qualquer convivência e, especialmente, para a evolução de um espírito. 

quinta-feira, 14 de julho de 2016

TRANSMUTAÇÃO



Transmutação é a modificação provocada pela alteração do padrão vibratório, para mais ou para menos elevado, na estrutura de um ser, em qualquer dos três reinos da Natureza.

Foi pela ciência da transmutação que se erigiram os grandes monumentos de pedra, até hoje contemplados em sua magnificência e com técnica não desvendada pelos pesquisadores: os Tumuchy conheciam profundamente a transmutação, e faziam a areia virar água e virar pedra, bem como transmutavam o metal comum em ouro e em prata.

A tão ambicionada Pedra Filosofal, procurada por cientistas e magos devido a seus efeitos de transmutar metais comuns em preciosos, nada mais é do que a Ciência da Transmutação.

TRANSPORTE E DESDOBRAMENTO




Existe profunda diferença entre desdobramento e transporte, embora os dois termos sejam usados de forma a definir uma saída do espírito do corpo físico.

Quando um espírito sai do corpo físico, que permanece dormindo, com todos os seus reflexos vitais dirigidos por sua alma, se solta e vai a outros lugares, a outros planos, agindo, ouvindo e muitas vezes falando, trata-se de um caso de transporte.

Quando o médium apenas projeta uma parte de si mesmo, indo praticar alguma ação em outro lugar, podendo até mesmo se materializar - o fenômeno da ubiquidade, onde uma pessoa pode ser vista simultaneamente em dois lugares diferentes - temos o desdobramento, que ocorre dentro da lei física, em planos da Terra.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

INVEJA



Existem muitos sentimentos negativos atormentando a nossa jornada, mas o mais prejudicial é a inveja, que induz o Homem a ficar triste com o bem ou a se alegrar com o mal de seus irmãos, levando-o a atos desastrosos, a destruir vidas e faz com que ele busque anular ou inutilizar os esforços de progresso moral e material daqueles que estão ao seu redor.

Considerada como um dos pecados capitais pela Bíblia (Jó, II, 16), esta a considera como a mãe de ciúmes, malquerenças, maledicências, discórdias e ódios A inveja é poderoso veneno que destrói a mente por sua própria vibração: aquele que é invejoso, ao desejar a queda de seu irmão, emite uma vibração de ódio que, pela Lei de Causa e Efeito, a ele retorna, com a mesma intensidade, fazendo com que sua vida se torne um rosário de dores.

Complexado e desajustado, o invejoso tenta destruir o que seu irmão conseguiu, o que ele gostaria de conseguir, mas não tem capacidade nem força de vontade para tal. O invejoso é o Homem sem potencial e sem confiança que deseja, apenas, ver-se livre daquele que, a seu ver, obstrui sua personalidade vazia. Não admite que alguém realize alguma obra de valor, que alguém se destaque, enfim, só pensa em sua própria projeção. A inveja é uma falha na própria individualidade, que se projeta na personalidade, fazendo com que o Homem se torne incapaz de assimilar as condições básicas de convivência e de fraternidade.

“Não, minhas filhas, ninguém gosta de ser servido por fracos e infelizes. Só conhecemos que estamos evoluídos quando não estamos nos preocupando com os erros de nossos vizinhos. Porque o ciúme ou a inveja é falta de confiança em nós mesmos. Vamos, filhas, vamos trabalhar, mas fazendo da nossa missão o nosso sacerdócio.”

(Tia Neiva, 6.6.80 - divulgada em 18.2.81)

fonte: observações tumarã

INTUIÇÃO


A intuição designa o modo de um conhecimento imediato, tanto no contato de um acontecimento presente como na penetração de uma realidade existente, um conhecimento instantâneo, podendo ser de duas naturezas: sensível ou sensorial, quando se refere à percepção plena de fenômenos materiais; e inteligível ou intelectual, quando o Homem penetra em seu próprio ser, contatando sua individualidade com os espíritos que o acompanham.

MÃE YARA


Mãe Yara, junto com Pai Seta Branca, são os Mentores Espirituais responsáveis pela Doutrina do Amanhecer. Compete também a ela a responsabilidade dos médiuns Doutrinadores – Mãe Yara é filha de Mãe Yemanjá.

Mãe Yara é um grandioso espírito de Luz que teve importância fundamental desde as primeiras manifestações mediúnicas de Tia Neiva, e é a responsável pelo desenvolvimento dos Doutrinadores.

MERECIMENTO


O merecimento é á condição que cada um de nós cria para nós mesmos, de modo a nos tornar dignos de premiação, apreço ou estima, ou de castigo e desprezo, tendo em conta nossos atos, nossas reações, nossas palavras e nossos pensamentos. 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

SINTONIA


Quando ligamos um rádio, é preciso que, pelo dial, se ajuste com exatidão a estação que queremos ouvir, pois caso não esteja no ponto exato, haverá ruídos, distorções e não conseguiremos ouvir claramente a transmissão. Chamamos a isto sintonizar a estação.

No nosso caso, a sintonia é feita com a Espiritualidade e com nosso interior, e devemos buscar a faixa precisa para evitar alguma interferência, harmonizando-nos com nosso Sol Interior, com nossa energia mental e, assim, emitindo um padrão vibratório em perfeita sintonia com os planos espirituais.

EVOLUÇÃO ESPIRITUAL


Evolução é o desenvolvimento progressivo que se faz nos três reinos da Natureza, na Terra. O processo evolutivo terrestre foi alterado em algumas eras, e continua sofrendo interferências, sempre que isso for necessário para a Humanidade, por parte dos Grandes Mestres. Na era dos Equitumans, por exemplo, houve um súbito desaparecimento dos grandes animais, como mastodontes e dinossauros, causado por ações dos Capelinos. Na atualidade, segundo Amanto, há muitas regiões da Terra, distante da civilização, onde estão acontecendo fatos extraordinários ligados à modificações da vida animal. Em cada plano de vida - revela Amanto - existe sempre uma interferência dos planos espirituais, sempre visando o aperfeiçoamento das condições do planeta, de acordo com a predominância de seus respectivos planos - físico, psíquico e espiritual. O Vale do Amanhecer é a presença da mão de Deus, possível numa região onde existe a hegemonia psíquica, com tendência à espiritual, o que torna possível a ação dos Grandes Mestres dos Planos Divinos. 

AGLA - SIGNIFICADO


Ser uma AGLA significa estar no Segundo Verbo. Na Cabala Hebraica, Agla é uma palavra à qual se atribuem poderes para expulsar os maus espíritos. É formada pelas iniciais das palavras Athat, Gabor, Leolam e Adonai, tendo como significado “Poderoso e Eterno Senhor”. ADONAI é um dos 72 nomes que os antigos Magos davam ao autor da criação e, especialmente, invocavam  este para determinadas operações da Magia. Em Hebraico, quer dizer “Meu Senhor”, sendo usado para designar Deus, Soberano Absoluto. No Antigo Testamento foi usado para substituir Yavé, pelos Judeus.

 
“Por exemplo: estou no Segundo Verbo - sou uma AGLA! Só podemos nos dar ao luxo de ser uma Agla quando temos consciência de todas as coisas e passamos pelas dores da Terra. Filho, no dia em que fui consagrada como Koatay 108 não tive tanta emoção, ou não foi igual àquele quando do meu ingresso no Segundo Verbo. Agla! - gritaram - Agla Koatay 108! Vou morrer - pensei - Não é possível! Tive medo da regressão, lembrando-me das palavras dos Sábios: “Não farás o que a Natureza não faz, mas a Natureza não fará o que tu poderás fazer! Confiamos a ti todas as Iniciações dolorosas, e nos devolvestes obras de atos. Pronunciamos cabalisticamente o nome AGLA porque sofrestes as provas da Iniciação. Vira-te para o Oriente, porque tens o poder de três Raízes na figura de Koatay 108, do Grande Morgano 108 - o Grande Talismã Morgano 108!” Sim, filho, mesmo as grandes Iniciações têm as suas regressões, às vezes muito maiores do que as nossas.  E na Magia de Nosso Senhor Jesus Cristo - a única que eu conheço, e que também não aceita interferências - há regressão, mesmo pela dor cármica.” 
(Tia Neiva, 27.10.81)

Fonte: Observações Tumarã